Segunda a Sexta 09:00 - 19:00

 

Marcações: +351 912 664 243
drdavidrasteiro@gmail.com 

Fale Comigo

e coloque a sua questão

 


Mama Tuberosa: defeito ou feitio?

O que é a mama tuberosa?

A mama tuberosa é uma alteração da forma da glândula mamária. Só se consegue perceber que uma mama é tuberosa após a puberdade, na fase de desenvolvimento da mama.

Assim, nestes casos não existe um desenvolvimento normal da mama, dando origem a esta deformação.

Apesar de a mama tuberosa não implicar problemas de saúde, pode conduzir a problemas de autoestima e de insegurança relativamente à imagem das pacientes.

A particularidade do formato da mama tuberosa é o desenvolvimento da glândula mamária somente na direcção da aréola, provocando o alargamento da mesma e levando a uma projecção tubular ou afunilada da mama. 

As pacientes podem ter apenas uma mama tuberosa ou ambas. Mas, em qualquer um dos casos, é possível melhorar o seu aspecto. 

 

Na mama tuberosa podem existir várias outras alterações da sua forma, tais como: subida do sulco inframamário, saliência da glândula através da aréola ou pólos inferiores da mama ausentes ou diminuídos.

Os vários tipos de alterações variam de paciente para paciente, algumas apresentam características mais ténues, enquanto que outras apresentam formas mais graves.

A cirurgia para corrigir este formato da mama e tentar recuperar um formato normal implica, frequentemente, a utilização de implantes mamários associados a diferentes tipos de ajustamento da glândula mamária. Em determinados casos de mama tuberosa poderá ser necessário utilizar técnicas diferentes do lado direito e esquerdo por forma a atingir a melhor simetria possível. Muitas vezes, neste tipo de cirurgia, reduzo o tamanho da aréola.

O problema é fundamentalmente estético e este tipo de cirurgias raramente interfere com a capacidade de amamentar. 

Que resultado esperar da cirurgia de correção da mama tuberosa?

Este problema por vezes pode escapar num diagnóstico inicial e isso conduzir a alguma insatisfação na paciente e de, eventualmente, haver necessidade de realizar nova cirurgia. 

Deste modo, é muito importante que esta cirurgia seja realizada por um cirurgião plástico experiente e bem treinado em diagnósticos de todos os problemas da mama para não defraudar as expectativas das suas pacientes e conseguir ultrapassar a deformação da mama, proporcionando um equilíbrio nesta zona corporal.

 

 

Tem alguma dúvida?

Entre em contacto.