Mãos – as delatoras da nossa idade

As mãos e a face são as zonas do corpo mais expostas e, como tal, as mais agredidas por fatores do meio ambiente.

Regra geral, os cuidados de hidratação e proteção de rosto são fatores de grande preocupação para homens e mulheres mas o cuidado das mãos é muitas vezes ignorado.

À medida que o tempo passa, o tecido adiposo de suporte das mãos vai desaparecendo, conferindo um aspeto emagrecido, muitas vezes com tendões, veias e articulações salientes. Simultaneamente, a desidratação e a diminuição do colagénio da pele podem originar rugas e, nalguns casos, podem ainda existir alterações pigmentares caracterizadas por pequenas manchas escuras de tamanho e forma irregulares.

Graças aos avanços da medicina estética, temos soluções para o rejuvenescimento das mãos como a mesoterapia, peelings, tratamentos a laser e preenchimentos.

 

Mesoterapia

A mesoterapia atua nas causas do envelhecimento cutâneo através da administração de soluções altamente ricas em fatores promotores da hidratação, tonicidade e rejuvenescimento.

Através desta técnica praticamente indolor conseguimos injetar um mix de substâncias como vitaminas, ácido hialurónico ou fatores de crescimento através de finas agulhas que não deixam qualquer marca.

Durante este tratamento há uma estimulação do crescimento do colagénio e efeito real contra o envelhecimento. O resultado é uma pele com uma textura de maior qualidade e menos flácida.

Regra geral, são precisas 2 ou 3 sessões para alcançarmos os resultados pretendidos.

Peelings e Laser

O tratamento das manchas do dorso da mão e a uniformização da epiderme podem ser atingidos através de um tratamento com um peeling adequado ou de um protocolo com  laser. Ambos os métodos baseiam-se na destruição selectiva e controlada das camadas mais superficiais da pele e confiam na resposta adequada do sistema de cicatrização do organismo. Tal como a mesoterapia, este tipo de tratamentos deve ser repetido mais de uma vez.

Estes procedimentos devem ser evitados nas alturas de maior exposição solar (Primavera e Verão), pois deixam a pele ainda mais suscetível aos efeitos nefastos do sol.

hands

Preenchimentos

Os preenchimentos são uma forma simples e rápida de tratar as mãos envelhecidas e com falta de volume.

Podemos recorrer a diversas substâncias para tal mas o ácido hialurónico é um dos melhores candidatos para este tipo de aplicação graças à sua elevada biocompatibilidade pois é produzida naturalmente pelo organismo e desempenha um papel importante no que toca a manter os níveis de hidratação e textura da pele. Como a sua produção diminui à medida que a idade avança, a pele envelhece.

Para o tratar, o ácido hialurónico é injetado na pele através de micro-canulas, contribuindo para atenuar rugas e manchas e rejuvenescer as mãos.

Lipofilling

Menos simples mas cada vez mais em voga, este preenchimento alia a versatilidade com o facto de ser a nossa própria gordura que está a ser injetada para restituir o volume das mãos e melhorar a qualidade da pele. É retirado o excesso de gordura de uma determinada zona do corpo para depois a injetar no dorso das mãos.

O procedimento vai camuflar os tendões e as veias, deixando as mãos mais joviais.

É frequente utilizarmos várias técnicas de forma combinada e adaptada ao grau de envelhecimento das mãos.

Após estes procedimentos é necessário evitar a exposição solar durante algum período de tempo.

Marque uma consulta de avaliação gratuita e saiba qual a solução ideal para o seu caso.

Não hesite em contactar-me para esclarecer qualquer dúvida.

 

David Rasteiro

Shape your confidence

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *